Evite o contacto de produtos químicos com o seu lago, como óleos e cremes bronzeadores (por exemplo).
Evite deixar restos de comida na praia ou no lago. A decomposição de alimentos pode alterar os parâmetros da água e desequilibrar todo o ecossistema. Não queremos os peixes doentes nem um lago verde.
Controle de Plantas Aquáticas: Plantas aquáticas podem ajudar a manter o equilíbrio do lago, mas é necessário controlar o seu crescimento para evitar que tomem conta do espaço e prejudiquem outras formas de vida.
Evite deixar objetos que possam tapar as entradas de água para o sump ou danificar a manta, assim como objetos cortantes ou de grande porte (por exemplo).
Um dos principais segredos para uma boa qualidade da água do seu lago, é uma boa circulação e filtragem da água. Se não circula corretamente, não está a ser limpa e oxigenada, a proliferação de micro-organismos nocivos é rápida e silenciosa, alguns dias é o suficiente para “perder” o seu lago.
Evite o excesso de comida para os peixes. A ração que sobra na água rapidamente se transforma em amônia, poluindo e prejudicando o seu lago, além disso, os peixes que comem em excesso defecam mais, o que também ajuda a sujar a água.